REUNIÃO COM OS AGRICULTORES FAMILIARES DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) PARA A MECANIZAÇÃO AGRICOLA DE SUAS TERRAS. - Prefeitura Municipal de Bragança

A Prefeitura de Bragança, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, setor de Coordenação da Segurança Alimentar, realizou na manhã desta quarta-feira (12), uma reunião com os produtores rurais inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para debater o cronograma de mecanização agrícola, logística e tratorista.

Uma nova patrulha mecanizada foi conquistada e entregue em agosto: um trator agrícola 75CV, roçadeira e grade aradora, para desenvolver os serviços junto aos produtores rurais que trabalham com a agricultura familiar. O maquinário é fundamental para a preparação do solo que receberá o plantio, para desenvolver lavouras, abrindo novas estradas internas, para atender aos agricultores das quatros regiões que fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do município: Cacoal, Emboraí, Montenegro e Campos.

O PAA é um programa do governo federal, administrado pela Prefeitura, que, anualmente, adquire cerca de 800 mil reais junto aos agricultores familiares.

Conforme a coordenação do programa, ficará sob aa responsabilidade de cada família cadastrada gerenciar o trator agrícola em suas terras, dando a cada um total de 5h para a área mecanizada. Quanto ao combustível, ficará na responsabilidade das famílias sorteadas. A Prefeitura, via Coordenação da Segurança Alimentar, está providenciando o tratorista.

Ao final da reunião, realizou-se o sorteio para o início dos trabalhos de mecanização nas áreas dos produtores rurais, ficando assim: 1° Região de Emboraí, 2°Região do Cacoal, 3°Região Montenegro e 4° Campos. Também foram entregues certificado e Carteira de Agricultor Familiar.

Participaram da reunião o prefeito Raimundo de Oliveira, o vice-prefeito e secretário de Saúde, doutor Mário Júnior, a secretária de Promoção Social, Eliena Ramalho, o secretário de Gabinete do Prefeito, Marco Antônio de Oliveira, os coordenadores da Segurança Alimentar e Nutricional, nutricionista Macassia Matos e engenheiro Florestal Jorge Ramos, a coordenadora da Proteção Social Básica, Erika Jeane Fonseca, e a Assessora da Secretaria de Promoção Social Danielly Pires.

Na ocasião, a secretária Eliena Ramalho afirmou que “nossa meta como Secretaria, numa determinação do prefeito Raimundo de Oliveira, é fortalecer a agricultura familiar no campo através deste benefício e outras ações, além de nossos direitos e deveres de melhorar cada vez mais a qualidade de vida das famílias rurais de nosso município”.

Para o prefeito Raimundo de Oliveira, entregar o trator para os agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para atender ao pequeno produtor rural, ajudando a nivelar e desenvolver as lavouras nestas propriedades, “é auxiliar as famílias a gerar mais emprego e renda e aumentar a qualidade de vida na zona rural”.

{gallery}conteudo/artigo/semtraps/setembro/12.09.2018/01{/gallery}

ASCOM SEMTRAPS