Prefeitura de Bragança planeja a IX Conferência de Assistência Social - Prefeitura Municipal de Bragança

A cidade de Bragança possui o Conselho Municipal de Assistência Social, composto de forma paritária por membros das secretarias de Trabalho e Promoção Social, Saúde, Educação e Administração e entidades civis. Esta equipe se responsabiliza pela organização e realização da IX Conferência Municipal de Assistência Social que desenvolverá o tema: “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, com data marcada para os dias 25 e 26 de Maio, local ainda indefinido.

A segunda reunião do conselho foi realizada nesta quinta-feira (09), no auditório da SEMTRAPS.

“Essa conferência é baseada nas orientações do Conselho Nacional de Assistência, que provavelmente realizará em Brasília a XI Conferência Nacional”, comentou Rosangela Pinheiro de Brito, membro do conselho.

O objetivo é avaliar como é que os serviços da Assistência Social estão sendo oferecidos para os usuários que se encontram em situação de violação de direitos e vulnerabilidade. Após o diagnóstico serão propostas diretrizes de melhorias para os serviços.

A Assistência em Bragança dispõe de várias ferramentas como o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Cadastro Único / Bolsa Família, SINE (Sistema Nacional de Emprego), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centro POP que acolhe crianças e adolescentes, entre outros.

A meta é disponibilizar 300 vagas para participantes com direito a voz e voto que serão organizados como delegados representando os conselheiros de assistência, as secretarias, a sociedade civil, usuários, trabalhadores do SUAS e ouvintes.

“Esta conferência é um espaço democrático dentro da política de assistência, todos tem o direito de participar”, disse a Secretária de Trabalho e Promoção Social, Eliena Ramalho.

ASCOM – PMB