IMIGRANTES VENEZUELANOS DEIXAM O MUNICÍPIO DE BRAGANÇA E SEGUEM PARA A CAPITAL DO ESTADO. - Prefeitura Municipal de Bragança

Prefeitura Municipal de Bragança por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social e o CREAS, através do serviço Especializado em Abordagem Social, realizaram desde a chegada dos imigrantes venezuelanos que aconteceu nesta terça feira (3 de setembro), em nosso município em busca de refúgio, grupo composto de 15 crianças e 10 adultos, todos em condições precárias, desembarcaram vindos do município de Capanema (PA), distante da sede do município 50km, onde permanecera em solo capanemense por 10 dias.
Em consequência à grave situação na Venezuela devido vários fatores: crise econômica, manifestação de cunho social, deterioração dos serviços básicos, fluxo migratório e altos índices de violência.
A Equipe Especializada em Abordagem Social, chefiada pela Coordenadora do CREAS em nosso município à psicóloga Mayara Vasconcelos e o técnico de abordagem social Nil Brito, por meio do Programa da Proteção Especial, coordenada pela Assistente Social Karina Pamplona, que tem o objetivo de ofertar ações de orientações, proteção e acompanhamento às Famílias.
Uma grande operação de mobilização social junto as Secretarias Municipais de Trabalho e Promoção Social e a Secretaria de Saúde, por meio do Consultório na Rua por uma equipe multiprofissional, coordenada pela enfermeira Elisa Soane Cavalcante, os venezuelanos foram atendidos socialmente pelos programas, na área saúde, com disponibilidades de vacinas para Sarampo e os responsáveis pelo grupo de Venezuelanos se negaram a ser vacinados.
Pela parte da tarde, a Equipe Técnica da SEMTRAPS e SEMUSB realizaram uma reunião de emergência com o Prefeito Municipal Raimundo Nonato de Oliveira, Vice-Prefeito e secretário Municipal de Saúde Dr. Mário Ribeiro Junior e a Secretária Municipal de Trabalho e Promoção Social Eliena Ramalho, Coordenadora da Proteção Especial Karina Pamplona, Coordenadora da CRAS Mayara Vasconcelos e Equipe de Abordagem Social, onde após várias tentativas de negociações, o grupo de refugiados decidiu deixar o município, recambiados para a Capital do Estado direcionados para a Casa do Imigrante, depois o grupo decidiu ir para Capanema, em ônibus cedido pela Prefeitura Municipal com saída de frente ao Terminal Rodoviário do Município.

{gallery}2019/conteudo/artigo/semtraps/09/05/01{/gallery}

ASCOM SEMTRAPS.
Unidos para fazer o melhor.