Prefeitura reúne com peixeiros e açougueiros. - Prefeitura Municipal de Bragança

A Prefeitura de Bragança, através das Secretarias de Meio Ambiente e Pesca promoveu na tarde desta quarta-feira (22), reunião com peixeiros e açougueiros, em sua maioria, comerciantes da feira livre da cidade.
Lauro Cordeiro, secretário de meio ambiente e Danilo Gardunho representante da secretaria de pesca , abordaram sobre o cumprimento da Portaria Interministerial mpa/mma nº 13, de 2 de outubro de 2015 que proibi, por um período de 8 (oito) anos, a pesca direcionada, retenção a bordo e transbordo do peixe mero (Epinephelus itajara) bem como o desembarque, armazenamento, transporte e a comercialização de exemplares dessa espécie em todo o território nacional.

Com relação aos açougueiros, a proposta da administração municipal foi da elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos em parceria com o abatedouro credenciado, para coletar os ossos das carnes comercializadas para serem processados pelo mesmo.

Com a medida, os resíduos dos açougues não serão mais recolhidos pelo carro coletor do lixo domiciliar e jogados no lixão.

Na oportunidade, os representantes municipais ouviram reivindicações dos peixeiros quanto às melhorias na infraestrutura e saneamento dos espaços destinados à comercialização do pescado e de outros gêneros na feira.
propôs encaminha-las às secretarias competentes, se comprometendo em promover uma nova reunião com a classe junto com as secretarias do governo municipal, em data a ser definida.

ASCOM – PMB