Bragança celebra mais uma conquista para a cultura do município: a Marujada de Bragança será destaque na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece de 16 a 22 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.
A apresentação está marcada para o dia 20 de agosto (quarta-feira), às 18h, no estande da Fundação Cultural do Pará (FCP). O espetáculo promete emocionar o público ao levar a devoção e a tradição de mais de dois séculos em homenagem a São Benedito, padroeiro dos marujos.
Além da Marujada, o público também poderá prestigiar o Boi de Máscaras de São Caetano de Odivelas, fortalecendo a valorização das tradições culturais paraenses no maior evento literário da Amazônia.
Neste ano, a Feira homenageia o Mestre Damasceno, referência da cultura quilombola do Marajó, e a escritora Wanda Monteiro, pesquisadora do legado literário do Baixo Amazonas.
Com programação gratuita e aberta ao público, das 9h às 22h (com entrada até 21h), o evento reúne literatura, artes, oficinas, lançamentos de livros, apresentações culturais e atividades voltadas ao público infantil.
Entre os destaques promovidos pela Fundação Cultural do Pará estão oficinas como “Contos Ancestrais em Quadrinhos”, “O Cordel do Sudeste Paraense em Defesa da Amazônia” e “Vozes do Baixo Amazonas: Literatura, Audiovisual e Teatro em Diálogo”.
Com essa participação, a Marujada de Bragança reafirma seu papel como patrimônio vivo da cultura bragantina, levando o nome de Bragança para um dos maiores eventos literários da Amazônia e fortalecendo a identidade cultural do município.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DE BRAGANÇA