X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE DIREITOS PARA A POPULAÇÃO BRAGANTINA. - Prefeitura Municipal de Bragança

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) com o apoio da Prefeitura de Bragança, através da Secretaria de Trabalho e Promoção Social, realizou na manhã e tarde desta quinta-feira (8 de agosto), na sede social do Lions Club de Bragança, a X Conferência Municipal de Assistência Social com o tema: “ Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento Público e Participação Social”.

O local foi tomado por trabalhadores da Rede Pública de Atendimento, Membros das Entidades Socioassistênciais, Gestores de Políticas públicas, Usuários dos Serviços e Público em Geral.
A Mesa da abertura oficial, foi composta pelo Prefeito Municipal, Raimundo Nonato de Oliveira, Vice-Prefeito e Secretário de Saúde Dr. Mário Ribeiro da Silva Júnior, Secretária de Promoção Social, Eliena Ramalho, Presidente do Conselho de Assistência Social Leno Paixão, Assistente Social, Marcia Cristina Góes (palestrante) e representantes dos Conselhos Tutelares I e II. Alunos do Projeto Guarda Jovem, participaram do evento, entoando o Hino Nacional brasileiro.
Para o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Leno Paixão, a Conferencia “É o momento para avaliarmos como a política dessa área vem sendo aplicada no município, quais são as necessidades dos usuários e trabalhadores e propor melhorias”.
A Secretária de Promoção Social, Eliena Ramalho Parabenizou toda a comissão organizadora e as equipes dos programas sociais do município envolvidos na garantia do acesso à população a melhores condições de vida e políticas que ofereçam o atendimento de qualidade para todos.
O Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Dr. Mário Ribeiro Júnior, lembrou que a Gestão Municipal já promoveu várias Conferências com o compromisso de consolidar as políticas Públicas no município.
O Prefeito Raimundo Nonato de Oliveira, agradeceu a todos e enalteceu o bom desempenho da Secretaria de Promoção Social e destacou a importância de se fazer política pública para o desenvolvimento social às pessoas que tem oportunidade para saírem da situação de vulnerabilidade social e evoluírem.
Em seguida, a palestrante, Assistente Social e Consultora da UNICEF, Márcia Cristina Góes, dialogou com os participantes sobre o papel e a necessidade de ações de comunicação pública no Sistema Único de Assistência Social e na Proteção Básica e Especial.
Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, os participantes se dividiram em 04 grupos, onde discutiram os eixos temáticos:
1-Democracia e Controle Social no SUAS frente aos Impactos.
2-Análise dos desafios do SUAS na Região do Estado do Pará, a partir do panorama sobre gestão e controle social.
Após as discursões, foram apresentadas e aprovadas às propostas, que serão encaminhadas à Gestão para serem cumpridas e acompanhadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Os grupos também elegeram os delegados para a Conferência regional de Assistência Social que será realizada no município de Augusto Correa no mês de setembro.

{gallery}2019/conteudo/artigo/semtraps/08/08/01{/gallery}

ASCOM SEMTRAPS.
Unidos para fazer o melhor.