A Prefeitura Municipal de Bragança, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou a Unidade Básica de Saúde do Tamatateua, na noite desta sexta-feira, 13. A obra vai atender às 560 famílias moradoras da localidade e comunidades vizinhas que, até então, precisavam ir até a cidade para ter acesso a tratamento médico. A inauguração faz parte da programação do aniversário de 405 anos de Bragança, que este ano está sendo festejado com entrega de benefícios à população.

Quem abriu os pronunciamentos da cerimônia foi a representante dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Francilene Ferreira, que agradeceu em nome de sua equipe de trabalho e de toda a comunidade do Tamatateua. “Este era um sonho antigo que, finalmente, se tornou realidade, e representa uma mudança muito positiva na vida de todos daqui da nossa comunidade e dos nossos vizinhos daqui da região dos campos”, disse Francilene.
Em seguida foi a vez de outra filha da comunidade do Tatamatateua discursar, Eusiane Ambrósio, representante local da Pastoral da Criança. Eusiane ressaltou que a inauguração da Unidade Básica de Saúde é um momento histórico para a população local, por se tratar da aquisição de um direito que deve ser garantido a cada cidadão, o acesso à assistência médica. 
O vereador Marinaldo Ambrósio da Silva, o Marico, que também é do Tamatateua e representa a comunidade na Câmara de Vereadores, foi muito aplaudido quando teve seu nome anunciado para pronunciamento. Marico assinalou a importância de saber persistir em uma reinvindicação, porém mantendo a ordem e a seriedade. 
A humanização foi a tônica da abertura do pronunciamento do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Mário Júnior. “Nós, da área da saúde, temos a missão de proporcionar qualidade de vida às pessoas, portanto, a humanização é fundamental para conseguirmos desenvolver nosso trabalho com excelência. Essa é uma obra que representa muito para a comunidade do Tamatateua, então nós temos o compromisso de fazer valer todo o esforço aqui destinado para que esse benefício tornasse uma realidade”, disse o Dr. Mário Junior, que, em seguida, anunciou uma novidade muito positiva para os presentes. “Quero dizer a todos que a Pastoral da Criança terá um espaço para atuar aqui na UBS. Parceria é fundamental para a prática de política pública e a Pastroal é uma grande parceira”. 
Após o pronunciamento do Dr. Mário Júnior, houve a apresentação dos colaboradores que prestarão serviço na UBS: médico, enfermeiro, técnica em enfermagem, odontólogo, assistente de odontólogo, serviços gerais, recepcionista e vigia. Foi então que o padre Antônio Neto deu início às bênçãos, para em seguida, haver o pronunciamento do prefeito Raimundo Nonato de Oliveira. 
O prefeito Raimundão explicou que a entrega da USB faz parte de seu compromisso de concluir todas obras do governo municipal anterior que não foram acabadas. “Me comprometi em concluir todas as obras que foram abandonadas pela metade porque não admito ver dinheiro público sendo desperdiçado. Quanto a isso, o povo de Bragança fique tranquilo, pois concluirei todas, tanto na cidade como na zona rural. O compromisso de um prefeito é de zelar pelo bem público, assim como todo funcionário público também deve zelar”. 
Em seguida, parabenizou o vereador Marico, a quem ele atribuiu a qualidade de não trabalhar em causa própria e sim da comunidade, e anunciou mais uma obra no Tamatateua, que realizará a pedido do vereador.”Marico, diga àquela criança que tanto lhe pede uma quadra de esportes que o sonho dela será realizado. Garanto a vocês que muito em breve estaremos construindo uma quadra coberta para as crianças e jovens do Tamatateua praticarem esportes”.
Também participaram da inauguração da UBS, os secretários Eliena Ramalho (Promoção Social), Marcely Castanho (Planejamento), Fabrícia Guimarães (Cultura, Desportos e Turismo), Danilo Gardunho (Pesca), Tatiana Rodrigues (Finanças), Luciano Brito (Infraestrutura) e Alcides Oliveira (Adminsitraçao). E os vereadores Marico, Deco, Bruno Lima, Cláudio da Van, César Monteiro, Flavinho, Elder e Junior do Pneu.

{gallery}conteudo/artigo/semusb/julho/14.07.2018/01{/gallery}

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

 

Skip to content