SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL JÁ FEZ ACOLHIDA DE 29 PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO GINÁSIO EM BRAGANÇA. - Prefeitura Municipal de Bragança

Prefeitura Municipal de Bragança por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTRAPS) já realizou desde o dia 30 de março de 2020, a acolhida de 29 pessoas em situação de rua no município de Bragança, que estão abrigados no Ginásio Poliesportivo da Escola de Ensino Fundamental “Prof. Júlia Quadros Peinado”, e faz parte do plano de prevenção do coronavírus (COVID-19).
Atualmente encontram-se acolhidos no ginásio 15 pessoas em situação de rua, visto que alguns abrigados foram devidamente recambiados para o local de origem mediante ofertas de passagem pela própria Secretaria, após a socialização no ginásio municipal.
Uma equipe multiprofissional da Secretaria municipal de Saúde (SEMUSB), realiza por meio do Programa Consultório na Rua, oferece todo o suporte para atender a todos conforme as normas e determinações do Ministério da Saúde, com acompanhamento clinico diariamente a situação de saúde de cada um, com utilização de luvas, máscaras e toucas durante o procedimento.
A SEMTRAPS, realiza o acompanhamento intensificado e orientações, com uma equipe de Assistentes Sociais, psicólogos, pedagogos e demais servidores da Sede e dos Programas sociais, que estão diariamente no ginásio que estão engajados na luta contra a pandemia do coronavírus no município, conforme Decreto Municipal N° 069/2020 republicado em 15 de abril de 2020.
Na tarde de terça-feira (21 de abril de 2020), o Prefeito Raimundo Nonato de Oliveira, juntamente com o Vice-Prefeito Dr. Mário Ribeiro Júnior visitaram as dependências do ginásio municipal onde estão abrigados os moradores em situação de rua, preocupados com atendimento da política Social.
O abrigo temporário oferece café, lanche, almoço e jantar de boa qualidade, o local possui estrutura para tomar banho e troca de roupa preservando o espaço de cada usuário, sendo diariamente higienizado, onde são realizadas atividades religiosas, rodadas de conversas, jogos (baralho, dominó, tênis de mesa e pebolim), atividades físicas, trabalhos com a horta escolar (Cozinha Verde/ técnicos da EMATER/PA) e trabalhos artesanais feitos pelos próprios abrigados de forma a evitar a ociosidade e manter os acolhidos ocupados.
A ação emergencial conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (cedeu o ginásio), Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, SAMU-192 e Apoio de parceiros Cruz Vermelha, Rotary Clube, Maçonaria Conc. Bragantina e demais entidades.
“Eu não tenho onde dormir e quando soube do vírus, fiquei com muito medo. Aqui a gente tem comida boa, tem local para tomar banho e trocar de roupa, temos pessoas cuidando da nossa saúde, sei que estou protegido, posso dormir e acordar em paz. Dou graças a Deus por isso”, disse o morado abrigado no ginásio Nazareno Jesus Sanches Cardoso (48 anos) original do Oiapoque- Amapá.

{gallery}2020/abr/semtraps/25/01{/gallery}

ASCOM/SEMTRAPS.