Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESPA) realizou reunião virtual com as 144 secretarias municipais paraenses para tratar sobre a logística da vacinação contra a Covid-19, no final da tarde desta quinta-feira, 14.

A expectativa é de que a primeira etapa da vacinação comece a ser cumprida a partir do dia 21 de janeiro, em todos os municípios do Estado.

A primeira fase da vacinação será para atender grupos prioritários: idosos acima de 80 anos, profissionais da área da saúde, profissionais da segurança pública, quilombolas e índios aldeiados.

O Prefeito Raimundo Nonato falou sobre a parceria com o Governo do Estado em facilitar o acesso a vacina e garantiu que todos os esforços estão concentrados na imunização da população. “Gostaria de agradecer ao Governo do Estado, unidos podemos vencer essa barreira que nos atingiu dificultando e mudando a vida do povo. Vamos continuar trabalhando para o bem comum de todos e garantir o acesso a vacinação contra a Covid-19, que é um direito de todos”. Disse o Prefeito.

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Mário Ribeiro Júnior, explicou que, ao chegar no Pará, as vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde serão distribuídas para as treze regionais de saúde do Estado, das quais, Bragança está ligada à 4°Regional de Saúde, localizada em Capanema, juntamente com os outros quinze municípios que compõem a região. “Em seguida, as secretarias de saúde de cada um dos municípios irão buscar as vacinas nas regionais, para efetuar a primeira etapa que corresponde a doze dias de vacinação. Depois virão as outras etapas de vacinação”, esclareceu doutor Mário Júnior.

A reunião foi comandada pelo secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho Gomes; pelo secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz Santos Júnior, e pelo secretário adjunto de Gestão Administrativa, Ariel Dourado Martins de Barros.

Ascom/PMB