REALIZAÇÃO DA SEGUNDA ETAPA DA CAPACITAÇÃO DO SIPIA CT/PA.
Prefeitura Municipal de Bragança por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTRAPS) em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza a Segunda Etapa da Capacitação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA CT/PA) para os Conselheiros Tutelares da Região de Integração do Caeté, com abertura na manhã desta quinta-feira (15) na Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O curso faz parte do Programa de Capacitação Continuada e Valorização dos Conselhos Tutelares e tem por objetivo capacitar os Conselheiros Tutelares a fim de que eles possam trabalhar com conhecimentos específicos sobre as situações concretas de violações aos direitos e sobre as respectivas medidas de proteção, por meio de políticas públicas efetivas.
O SIPIA é um sistema de registro de informação das Violências e Violações de Direitos das Crianças e Adolescentes, operacionalizado pelos Conselheiros Tutelares, com vistas a possibilitar a mais objetiva e completa leitura possível da queixa ou situação da criança ou adolescente.
Conforme os Instrutores da SEASTER, Helena Xavier (Assistente Social) e Jean Santos (Psicólogo) o sistema é de grande utilidade nas ações do Conselho Tutelar. “O SIPIA é muito útil, ele facilita a vida do Conselheiro Tutelar nas suas ações.
Nesta Segunda Etapa de Capacitação participam os Conselheiros Tutelares da Região do Caeté (Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua, Primavera e Vizeu). A Capacitação se encerrará nesta sexta-feira (16) pela parte da tarde.
ASCOM.