Professores municipais recebem formação sobre Relações Étnico-Raciais e Ludicidade - Prefeitura Municipal de Bragança

Como parte da proposta de formação continuada dos professores da rede municipal de educação, a Prefeitura de Bragança, através da Secretaria de Educação por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA, deu início na manhã desta quinta-feira (24) no auditório da Universidade Aberta do Brasil-UAB, o curso de formação de professores para a educação das relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica do município.

O curso foi aberto pelo secretário municipal de educação, professor Luís Augusto Soares, que representou o prefeito Raimundo de Oliveira e contou com a participação da professora doutora, Raquel Amorim dos Santos, da Faculdade de Educação da UFPA, coordenadora do projeto de extensão, professora doutoranda, Simei Andrade da Escola de Teatro e Dança da UFPA, professora mestra Elizabeth Conde, coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial e da professora Rosa Chagas, representando o movimento da classe afro-brasileira.

“Esse, é um momento único, por ser resultado de muitos anos de batalha pautado na Lei 10.639/03 para visibilizar os elementos, as ações e orientar nossos professores para a educação das relações étnico-raciais”, comentou Elizabeth Conde, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial.
“O racismo na verdade, precisa ser pensado e enfrentado, para que jovens e adultos cresçam em sua cidadania plena. Daí, a importância da educação e dos movimentos sociais”, enfatizou professora Raquel.

“Muito se comenta e pouco se pratica. Por isso, se faz necessário fomentar essa discussão para garantir os espaços de educação a serem preparados para orientar sobre a forma correta de trabalhar as relações étnico-raciais”, disse Luís Augusto.

ASCOM / PMB