Depois de inaugurar as Unidades Básicas de Saúde do Bacuri Prata e do Tamatateua, foi a vez de entregar a do Maçarico, dando continuidade ao trabalho de conclusão das obras inacabadas na gestão municipal anterior. Além das 140 famílias da comunidade, a nova estrutura atenderá a moradores de São Tomé, Lago do Povo, Peramucau, Cafezal, Serraria, Retiro, Cotias, Ponta da Areia e São Bento.

A UBS do Maçarico começou a ser construída em 2014, porém teve a execução interrompida e abandonada. A obra foi retomada este ano, pela administração do governo do prefeito Raimundo Nonato de Oliveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o Dr. Mário Junior, vice-prefeito do município.

A Unidade foi inteiramente concluída, contando com recepção, sala para coleta de PCCU, consultório odontológico, consultório de enfermagem e consultório médico, sala de teste do pezinho, sala de atividade coletiva, sala de acolhimento e inalação, copa, expurgo, administração, almoxarifado, farmácia, sala de curativos, sala de vacina, banheiro dos funcionários e banheiro dos usuários.

A inauguração atraiu centenas de moradores do Maçarico e entorno, que fizeram questão de participar da abertura do espaço tão esperado pelas pessoas da comunidade, como a aposentada Maria Alexandrina da Silva Figueiredo, 72 anos, que trabalhou como servente na escola da comunidade por mais de 23 anos, sempre tendo que ir até a cidade quando precisava de atendimento médico. “Era muito difícil ter que ir à cidade todas as vezes que eu ou alguém da minha família adoecia. No tempo que eu trabalhava, era pior ainda, porque faltava ao trabalho porque precisava passar o dia fora daqui. A chegada dessa Unidade de Saúde foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para a nossa comunidade”, disse Maria Alexandrina.

O doutor Douglas Baldez, diretor do 4º Centro Regional de Saúde, que tem sede em Capanema, foi à inauguração da USB do Maçarico e deu seu recado à comunidade, entre os pronunciamentos da cerimônia. “Aqui é a casa de saúde da comunidade. Ela pertence a vocês, portanto zelem por ela. No mais, eu só tenho a parabenizar o prefeito Raimundo e seu vice Mário Junior, que têm demonstrado competência e comprometimento com o povo de Bragança”.

Para o vereador Bruno Lima, a inauguração teve um gostinho especial. Primeiro, por ele ser um representante da região dos campos. Segundo, porque a iniciativa de erguer a UBS no Maçarico partiu de um requerimento do ex-vereador Aroldo Lima, seu pai, protocolado na gestão municipal anterior.

“É uma dupla alegria atender a esse antigo anseio desse povo querido do Maçarico e vizinhança e ao mesmo temo concluir um antigo sonho do meu pai, que também era um representante daqui, enquanto atuou como vereador. Não foi à toa que eu me empenhei tanto para que essa obra fosse concluída”, disse Bruno Lima.

O doutor Mário Júnior começou sua fala lembrando quando ainda estava em campanha eleitoral e passou, junto com Raimundão, em frente à obra da USB do Maçarico, abandonada. “De imediato, falamos que concluir essa obra seria uma de nossas prioridades. Depois que assumimos, fizemos várias visitas até conseguirmos dar início à retomada da obra. Gostaria de destacar aqui o empenho do vereador Bruno Lima, que é um incansável defensor dos interesses do povo dos campos de Bragança e adiantar que a Pastoral da Criança atuará em parceria nesta Unidade Básica de Saúde, que está pronta para receber a todos com carinho e muito profissionalismo”.

O prefeito Raimundão teve que conter a emoção para conseguir falar, mas algumas lágrimas foram inevitáveis. Ele começou falando sobre a alegria de estarem todos ali reunidos para receber um bem comum. “A presença de todos vocês, transmitindo felicidade, é a grande prova que a chegada da USB é a realização de um sonho para todos nós. Agora, quero deixar bem claro que isso é fruto de um compromisso de ser honesto em relação ao recurso público. O imposto pago pelo povo deve ser retornado através de obras. Essa é a minha maneira de administrar porque acredito que é dessa forma se chega ao desenvolvimento”, concluiu o prefeito.

{gallery}conteudo/artigo/semusb/agosto/17.08.2018/01{/galery}

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

 

Skip to content