Prefeitura Municipal de Bragança por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social e o Departamento Segurança Alimentar e Nutricional, realizou na manhã desta quinta-feira (25 de julho) o evento em homenagem ao Dia do Agricultor Familiar, celebrado no Rancho Bem-te-vi, na comunidade do Cariateua (BR-308-Bragança /Capanema), distante da Sede do município 6km, de propriedade do agricultor familiar Afonso Augusto Ribeiro da Costa.

Durante o evento os agricultores familiares das quatros regiões do município (Cacoal, Emboraí, Campos e Montenegro), participaram de um café da manhã, com direito ao bolo de aniversário e a benção do Pe. Gerenaldo Messias Pároco da Igreja de São João Batista, sorteio de brindes, entrega de agendas comemorativa, momento com o agricultor e visitas pelas belezas do rancho.
A Prefeitura Municipal de Bragança, parabeniza os mais de 120 agricultores familiares cadastradas, ainda que seja uma atividade muito importante para o sustento de diversas famílias que vivem no meio rural, onde colabora para a geração de renda e emprego no campo e ainda melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola, o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do Município, coordenado pela nutricionista Macassia Matos e o Engenheiro Florestal Jorge Ramos realizam periodicamente reuniões com os agricultores cadastrados em um trabalho de mecanização agrícola em horas trabalhadas nas etapas de preparo e conservação do solo com o trator disponível pela Secretaria de Promoção Social e com entregas de sementes de hortaliças e mudas de fruticulturas variadas aos agricultores familiares.
Na área da piscicultura a Prefeitura de Bragança já fez a entrega de 5.000 alevinos aos tanques do meio rural do município, e recentemente a Secretaria de Promoção Social recebeu a visita da Equipe da SEASTER sobre a Política de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Bragança e neste dia que se comemora o Dia Nacional do Agricultor Familiar o Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania (Secretaria Especial do Desenvolvimento Social) à Secretária Municipal de Promoção Social Eliena Ramalho anunciou a liberação do valor de $ 400 mil reais para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município.
Segundo o agricultor familiar Reginaldo do Socorro Melo de Sousa, Comunidade do Montenegro (46 anos) “O evento é uma forma de incentivo, é muito importante para a gente, que é agricultor, ser lembrado e valorizado, estamos felizes” concluiu.
“A agricultura no Município tem um vasto campo de produção a ser explorado, na Gestão atual, reconhecemos esse potencial e incentivamos os produtores rurais através de palestras de ações e projetos, com o objetivo de promover o desenvolvimento agrário de forma sustentável e consequentemente elevar a renda e qualidade de vida a todos os agricultores de nossas regiões”. Disse o Prefeito Municipal de Bragança, Raimundo Nonato de Oliveira.
Para a Secretária Municipal de Promoção Social “Parabenizo todos os grandes homens e mulheres, que lutam diariamente para resistir às dificuldades e continuar produzindo para o sustento das famílias no nosso município” afirma Eliena Ramalho.
O evento teve a participação do Prefeito Municipal Raimundo Nonato de Oliveira, Vice-Prefeito e secretário de Saúde Dr. Mário Ribeiro da Silva Júnior, Secretária Municipal de Trabalho e Promoção Social Eliena Ramalho, Secretário de Educação Alexy Brito Sales, Secretário de Meio Ambiente Lauro Cordeiro, Secretário de Economia e Pesca Danilo Cesar Gardunho, Secretária de Planejamento e Coordenação Geral Marcely Castanho, Secretária de Finanças Tatiana Rodrigues, Secretário de Infraestrutura Urbana e Rural Afonso Milhomem, Coordenadores do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Macassia Matos e Jorge Ramos, Marcos de Oliveira, Daniely Pires (SEMTRAPS), Alcilene Souza (SINE/Estado), Mônica Oliveira (Casa do Empreendedor).

{gallery}2019/conteudo/artigo/semtraps/07/25/01{/gallery}

ASCOM SEMTRAPS.
Unidos para fazer o melhor.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

 

Skip to content