PREFEITURA DE BRAGANÇA, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE BRAGANÇA (SEMMA) REALIZA FISCALIZAÇÃO DURANTE O PERÍODO DE DEFESO DO CARANGUEJO-UÇÁ. - Prefeitura Municipal de Bragança

No dia 04.03.2018 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma operação de fiscalização referente ao defeso do caranguejo uçá.
O percurso da fiscalização foi a PA-458 com destino à Praia de Ajuruteua. Ao longo do trajeto foram apreendidos aproximadamente 1000 caranguejos vivos. A maioria deles possuía carapaça menor que 06 cm sendo que o tamanho autorizado por lei para captura em períodos legais é acima de 07 cm.
Durante os três períodos conhecidos como “andada”, estabelecidos pela Instrução Normativa Interministerial nº6 de 2017, fica proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização da espécie. É nesses períodos (que corresponde às luas cheia e nova) que os machos e fêmeas saem de suas tocas para acasalar e colocar ovos ficando mais vulneráveis à captura.
Após as apreensões foi realizada a soltura dos animais no mangue próximo à Rodovia.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAGANÇA – SEMMA – Departamento de Monitoramento e Proteção dos Recursos Naturais (DMOP)
Unidos Para Fazer o Melhor