POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA RECEBE ATENDIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS. - Prefeitura Municipal de Bragança

Para conter a evolução da pandemia de coronavírus (COVID-19), à Prefeitura Municipal de Bragança por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTRAPS), aumentou a atenção as pessoas em situação de rua, atendidas desde o dia 30 de março de 2020, onde estão abrigadas no ginásio poliesportivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof. Júlia Quadros Peinado”.
A criação do alojamento tem como objetivo proporcionar à pessoa em situação de rua proteção na luta contra o COVID-19. No espaço, totalmente adequado, é servida alimentação saudável, além de toda assistência necessária, incluindo a conscientização sobre a necessidade e importância do isolamento social, em contraponto aos riscos da aglomeração de pessoas em ambiente urbano para o combate à proliferação do vírus, conforme decreto municipal n° 069/2020 republicado em 15 de abril de 2020.
As ações integradas entre a SEMTRAPS, SEMUSB E SEMED (que cedeu o ginásio), para reduzir o risco de contaminação pela doença entre a população em situação de rua do município, envolvendo uma grande estrutura de servidores municipais da SEMTRAPS e a parceria com o Programa Consultório na Rua (SEMUSB).
Atualmente 16 pessoas em situação de rua se encontram no ginásio, o número reduzido de pessoas encontradas se dá pelo resultado das articulações que foram desenvolvidas pelas equipes da Gestão Municipal que estão fazendo o acompanhamento diário na quadra referente ao fortalecimento de vínculos junto as famílias dos abrigados, onde a maioria já foi recambiada para as cidades de origens e encontram-se no seio familiar. É ofertado diariamente também, atendimento integral pela equipe da saúde, atividades recreativas, educativas, palestras, exercícios físicos e orientações com os técnicos da EMATER/PA, (Projeto Cozinha Verde) para a reativação da horta escolar, além dos multiprofissionais, assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros, educador físico e o apoio incondicional da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Infraestrutura, SAMU (192), Cruz Vermelha, Defesa Civil, Rotary Clube, Maçonaria Conc. Bragantina, Grupo de Oração Divina Misericórdia (Perpétuo Socorro) e Instituto MIX de Profissões.
“A orientação é para que as pessoas estejam em isolamento em suas casas durante esse período de grande risco de contaminação, e estamos trabalhando em parcerias para que todos que estão em situação de rua, possam ter os cuidados necessários para que não venham se contaminar com o vírus nas ruas. Nosso objetivo é que tenham atendimento social igualitário com um olhar humanizado, reforçando sempre o autocuidado” Frisou, a Secretária de Promoção Social, Eliena Ramalho.

{gallery}2020/abr/semtraps/17/01{/gallery}

ASCOM/SEMTRAPS.