A revitalização da PA-108, rodovia que liga o núcleo urbano de Bragança ao Cacoal do Peritoró, começa na próxima segunda-feira, 20. A estrada ficará com oito metros de largura, passará por limpeza e terraplanagem, além de corte de ladeiras e asfaltamento nos trechos povoados. O projeto proposto pela secretaria municipal de Planejamento será custeado pelo Governo do Estado.
Ontem, segunda, 13, o prefeito Raimundo Nonato de Oliveira assinou a ordem de serviço das obras e aproveitou para anunciar a chegada de uma ambulância para comunidade, ainda nesta semana, e também que a obra da Unidade Básica de Saúde do Cacoal será concluída até o final deste ano.

A assinatura da Ordem de Serviço para o início da obra ocorreu na própria comunidade, no barracão da Assembleia de Deus, cedido pela igreja para a realização da cerimônia presidida pelo prefeito Raimundão, contando com a participação da grande maioria dos secretários municipais, vereadores e dos moradores do local que foram testemunhar o momento histórico e tão esperado.

As obras na estrada se integram a uma nova política para a zona rural de Bragança, integrando ações de saúde (já foram entregues três Unidades Básicas de Saúde este ano e, até dezembro, outras três serão inauguradas, em comunidades rurais); educação (seis escolas entregues no campo); o prefeito também anunciou o aumento de 30% para 40% do percentual da merenda escolar adquirido junto aos agricultores familiares; semana passada, Raimundo Nonato assinou a nomeação do Conselho Municipal de Agricultura (que vai intermediar as relações entre produtores rurais e as políticas públicas municipais); além de asfalto em várias comunidades rurais, como no Treme: todas estas ações, integradas, visam a promover desenvolvimento e qualidade de vida no campo.

HISTÓRIA

O primeiro a se pronunciar foi o líder comunitário Ismael Santos Araújo, que iniciou falando que, como morador, se sentia responsável por estar ali, naquele momento, para acompanhar um fato de fundamental importância para aquela comunidade. “É a primeira vez que o nosso Cacoal recebe um investimento de tamanha grandeza”, afirmou Ismael. “As promessas foram muitas, ao longo de muitos anos, mas só agora estamos vendo uma coisa concreta, com data marcada para começar. Parabéns, prefeito secretários e vereadores, pela grande parceria”.

A secretária municipal de Trabalho e Promoção Social, Eliena Ramalho (que executa em Bragança o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), iniciativa que viabiliza a compra de produtos de agricultores familiares para ser distribuídos para pessoas carentes), destacou a importância da revitalização da estrada para escoamento da produção da região, uma das mais importantes do município.

“A produção agrícola familiar do Cacoal do Peritoró é uma das maiores do município, baseado no movimento registrado nas contas do PPA, por isso, a revitalização dessa estrada será de grande valia também para o escoamento dessa produção, sem falar no acesso de forma geral, especialmente nos casos de saúde”, analisou a secretária Eliena.

O compromisso de campanha foi a tônica do pronunciamento do vice-prefeito e secretário de Saúde, doutor Mário Junior, que lembrou quando ele e o prefeito Raimundão visitaram o Cacoal do Peritoró para apresentar suas propostas aos eleitores e a revitalização da estrada foi um dos compromissos que mais encheram os olhos dos moradores da comunidade. “Um ano e sete meses depois de assumirmos o mandato, estamos aqui para apresentar uma proposta concreta: na próxima segunda-feira, começam as obras na estrada. Isso é o resultado de uma parceria muito consistente, que envolve toda a gestão, prefeito, vice, todo o secretariado, além de vereadores, e, sobretudo, do nossos governador Simão Jatene, viabilizador dos recursos para a execução do serviço tão esperado”, destacou Mário Júnior.

O prefeito Raimundão estava muito feliz e também começou sua fala lembrando o período da campanha eleitoral, quando visitou todas as casas da comunidade, se comprometendo em promover benefícios, assim como fez em tantas outras localidades, e que hoje é uma satisfação voltar a esses lugares com a sensação de estar cumprindo o compromisso. “Não é somente o Cacoal do Peritoró que está sendo beneficiado. Estamos revitalizando estradas, entregando Unidades Básicas de Saúde, viabilizando máquinas para a produção agrícola familiar, dentre outras trabalhos, em vários interiores do município”, disse o prefeito. “Até este final de semana chegará aqui uma ambulância para atender à comunidade e antes do final do ano a UBS daqui será concluída. O asfalto que será colocado em frente às comunidades tem garantia de pelo menos 10 anos. A estrada terá oito metros de largura e as ladeiras serão cortadas para reduzir as inclinações. Será uma obra completa”.

A professora da Escola de Municipal de Ensino Fundamental Miguel Gouveia, Leidiane Costa, nascida e criada na comunidade, ficou maravilhada com a notícia da revitalização da estrada, e se julga uma privilegiada diante de outros moradores mais antigos. “Eu tenho 25 anos de idade, por isso, esperei só 25 anos por esse benefício. Meus pais esperam há mais de 50 anos, meus avós esperam há mais de 80. Por isso, me sinto na vantagem, pois esperei bem menos. Essa estrada em boas condições é o sonho de todos nós e este sonho, finalmente, vai virar realidade”, concluiu a professora.

{gallery}conteudo/artigo/pmb/diversas/agosto/17.08.2018/07{/gallery}

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

 

Skip to content