Em todo mês de março, mundialmente é comemorado o Dia do Rim. A iniciativa tem como prioridade a prevenção da Doença Renal Crônica (DRC), fornecendo informações sobre a importância do diagnóstico precoce e quanto aos cuidados com os fatores de risco, entre eles a hipertensão arterial, o diabetes mellitus, a obesidade, o tabagismo e a presença  de histórico familiar de doença renal.

Nesse sentido, a Prefeitura de Bragança, através da Secretaria de Saúde em parceria com o Governo Federal, Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria – HSAMZ, realizou um mutirão de atendimento de 500 pacientes hipertensos e diabéticos dos bairros da Aldeia e Riozinho com o objetivo de detectar o risco de doença renal crônica.

Oportunidade em que os pacientes, em sua maioria pessoas idosas, realizaram consultas médicas, exame antropométrico (peso e medidas do corpo), verificação de Pressão Arterial, teste rápido de Glicemia Capilar, coleta de sangue para o exame de creatinina.

Cerca de 60 profissionais da saúde trabalharam no atendimento que foi coordenado pelo Dr. Rodrigo Rodriguez, responsável pelo serviço de Hemodiálise e Residência Médica do HSMZ e membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

O Prefeito Raimundo de Oliveira, prestigiou o evento acompanhado da primeira-dama e secretária de Promoção Social, Eliena Ramalho e do secretário de Gabinete, Tiago Costa. Na ocasião, o Prefeito falou do compromisso de sua gestão em cuidar do povo, levando a orientação e a prevenção devida à saúde através de ações como esta, e de muitas outras que virão.

O mutirão reuniu uma equipe multiprofissional da atenção básica e hospitalar para a identificação dos pacientes que precisam de um cuidado específico.

“A saúde do município precisa de ações que trabalhem a prevenção”, disse o Dr. Mário Jr., secretário de saúde.

ASCOM – PMB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

 

Skip to content