MINISTRO DA SAÚDE LANÇA EM BELÉM CAMPANHA NACIONAL CONTRA HANSENÍASE
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, lançou nesta quarta-feira (31), em Belém, uma campanha com veiculação nacional para conter avanço da hanseníase no país. O lançamento acontece em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, onde o estado do Pará está em 5º lugar em casos da doença, comparado com os demais estados do país.
O evento contou com a presença do governador do estado, Simão Jatene, secretário estadual de Saúde, Dr. Victor Mateus, deputados federais Beto Salame e Arnaldo Jordy, João Salame, secretário nacional da Atenção Básica do MS, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Joaquín Molina, Dr. Mauro Junqueira, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS, representantes da SESPA e de entidades sociais ligadas aos hansenianos, secretários municipais de saúde e prefeitos de vários municípios paraenses.
O prefeito de Bragança, Raimundo de Oliveira, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Mário Ribeiro Jr. , Eliena Ramalho, secretária de Promoção Social, Marcely Castanho, secretária de Planejamento e equipe técnica, se fizeram presentes ao evento.
A proposta do Ministério da Saúde, é que o estado se comprometa para minimizar a prevalência da hanseníase através de políticas públicas articuladas. O ministro Ricardo Barros, anunciou a liberação de recursos para a realização de cirurgias especializadas para pacientes com hanseníase com sequelas.
Na oportunidade, o prefeito Raimundo de Oliveira e o Vice, Dr. Mário Jr., entregaram ao ministro Barros, ofício solicitando a liberação das habilitações dos serviços do EMAD, Equipe Multidisciplinar da Atenção Domiciliar e do Centro de Reabilitação tipo 2, (Centro de Reabilitação Socorro Gabriel), que funciona há 12 anos e ainda não é habilitado. Ou seja, não recebe recursos do Ministério da Saúde.
De pronto, o Ministro atendeu as demandas e determinou os encaminhamentos devidos para que em breve os recursos entrem no Fundo Municipal de Saúde para ampliar os custeios das ações e serviços dentro do município.
ASCOM / PMB