MINISTÉRIO DA CULTURA EMPENHA RECURSOS PARA INÍCIO DO RESTAURO DO PALACETE AUGUSTO CORRÊA - Prefeitura Municipal de Bragança

Na quarta-feira (25), a Prefeitura de Bragança, foi comunicada pelo Ministério da Cultura, do empenho no valor de R$2 milhões, oriundos de emendas parlamentares do Senador Jader Barbalho e da deputada federal Simone Morgado, ao orçamento geral da União para o restauro do Palacete Augusto Corrêa, antiga sede do Poder Executivo Municipal, construído há mais de 110 anos.

A restauração do Palacete Augusto Corrêa será baseado no projeto elaborado pela empresa Escala Três Arquitetos Associados, nos anos de 2014/2015, sob os auspícios do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional – IPHAN e que está orçado atualmente no valor de R$3,4 milhões.

No ano de 2016, essa ação recebeu duas emendas parlamentares ao orçamento da União para o ano de 2017. A primeira, no valor de R$1 milhão, de autoria do Senador Jader e a segunda no valor de R$1 milhão, de autoria da deputada Simone.

Em maio de 2017, o orçamento sofreu contingenciamento com um corte no valor de R$260 mil na emenda do Senador Jader Barbalho. Contudo, no mês de agosto, o valor foi aportado e cadastrado uma nova proposta que manteve o orçamento inicial.

Portando foi separado em 2 convênios, o primeiro de 1 milhão 740 mil, proposta 017150/2017, sendo 1 milhão da Deputada Federal Simone Morgado e 740 mil do Senador Jader Barbalho com a contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 151.304,35, totalizando R$ 1.892,304,35 para restauração e outra emenda de 260 mil do Senador Jader, com contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 2.242, 52 totalizando R$ 262.242,52 destinada à compra de equipamentos.

Assim, inicia-se o processo efetivamente com a assinatura do Convênio de repasse com o Mistério da Cultura e a apresentação do projeto executivo da primeira parte do restauro do Palacete Augusto Corrêa junto à Caixa Econômica Federal para análise, que após autorizado o processo licitatório, dão início às obras.

O prefeito Raimundo de Oliveira e a secretária de Planejamento, Marcely Castanho, estão empenhados no acompanhamento do processo para efetivar mais um anseio da população pela restauração desse valioso patrimônio arquitetônico do município.

ASCOM / PMB