LANÇAMENTO DA EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS - Prefeitura Municipal de Bragança
LANÇAMENTO DA EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Prefeitura de Bragança realiza o Lançamento da Execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2023.

Prefeitura Municipal de Bragança por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTRAPS) através da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (CSAN) realizou nesta quinta-feira (4) o Lançamento da Execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a vigência de 2023.

O evento foi realizado no Teatro Museu da Marujada, com a participação do Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde Dr. Mário Ribeiro Júnior, representando o Prefeito Raimundo Nonato de Oliveira e a Primeira Dama e Secretária Municipal de Trabalho e Promoção Social Eliena Ramalho, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal Marinaldo Ambrósio da Silva, Secretários Municipais, Vereadores, Agricultores Familiares, Entidades e com o apoio da Guarda Civil Municipal.

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva formalizou, através da Medida Provisória nº 1.166, de 22 de março de 2023, a recriação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), anteriormente nomeado Programa Alimenta Brasil.

O objetivo do programa é contribuir para a garantia da segurança alimentar e nutricional da população, além de fortalecer a produção de alimentos da agricultura familiar. Por meio das compras públicas, a produção de famílias agricultoras chega em forma de doação à mesa de famílias em vulnerabilidade social.

Este ano iniciará a execução do Programa estando contemplada com $ 700 mil reais, para compra de alimentos da agricultura familiar e doação simultânea às instituições sociais cadastradas no âmbito do PAA, através do Ministério do Desenvolvimento Social que analisa as propostas de participação e disponibiliza os pagamentos em conta direta do agricultor.

. O Programa de Aquisição de Alimentos contará com a participação de 110 Produtores (Beneficiários Fornecedores), das quatro regiões produtivas do município de Bragança (Emboraí, Cacoal, Montenegro e Campos) e 20 Instituições (Beneficiários recebedores) com o compromisso de fornecer 42 tipos de produtos, entre eles verduras, frutas, legumes, tubérculos, entre outros.

A primeira coleta acontecerá no dia 25 de maio, no Teatro Museu da Marujada.
Os alimentos serão destinados ao abastecimento alimentício de associações e entidades vinculadas a Rede de Socioassistencial.

ASCOM/PMB.