INÍCIO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 – Prefeitura de Bragança
A Prefeitura de Bragança iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19, as primeiras doses foram aplicadas durante o final da tarde desta terça-feira, 19, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os primeiros a receberem as vacinas foram profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, que fazem parte do grupo prioritário do Planejamento de Vacinação.

O vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde Dr. Mário Júnior, foi quem aplicou a vacina 01 contra a Covid-19, no município. A primeira pessoa vacinada foi Arlene Maria Ramos Sarubby de 64 anos, técnica de Enfermagem responsável pela cadeia de frios, armazenamento das vacinas e distribuição para as unidades de saúde, trabalha há 44 anos na SEMUSB, em seguida iniciou a sequência de vacinação dos demais profissionais das instituições de Bragança. “Trata-se de um momento histórico, que nos deixa muito emocionados, representa a esperança, por outro lado, também nos faz pensar dos muitos que se foram, quando ainda, não existia a vacina”, disse.

Considerando o pequeno percentual propenso a infeção, entre os já vacinados, a doença não causará danos como antes. As pessoas vacinadas que, por ventura venham contrair a Covid-19 não precisarão ser hospitalizadas. Após a vacinação a doença se dará de forma muito branda. A segunda remessa da vacina prevista para chegar em Bragança será a de Oxford, que precisa ser armazenada em um ultrafrizer, com temperatura de menos 80 graus e para isso, a Prefeitura de Bragança contará com o apoio da UFPA. “A Ufpa tem sido uma grande parceira da Prefeitura desde o início da pandemia. Só temos a agradecer ao Governo do Estado, ao SUS, ao Ministério da Saúde e a todos os bragantinos que acreditaram no nosso empenho para conseguir que essa campanha tão vital começasse hoje”, concluiu o prefeito Raimundo Nonato.

Primeiros Vacinados em Bragança

• Arlene Maria Sarubby – Técnica de Enfermagem da Semusb