Ir direto para menu de acessibilidade.
  • Corpo de Bombeiros - 193
  • Conselho Tutelar-3425-2099
  • Disque Denúncia - 181
  • Polícia Militar - 190
  • Samu - 192
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

ASSISTÊNCIA SOCIAL NO COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS. ABRIGO EMERGENCIAL PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

  • Publicado: Quarta, 06 de Maio de 2020, 16h49
  • Última atualização em Quarta, 06 de Maio de 2020, 16h49
  • Acessos: 210

Mediante a circunstância da pandemia da COVID-19, que está acontecendo no País e no Mundo, consequentemente em nosso município. Como medidas estabelecidas pelas autoridades municipal, em base as que o Decreto Municipal N° 069/2020 de 25 de março de 2020 e republicado em 30 de abril de 2020, frisa, o distanciamento e o isolamento social. A Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTRAPS), gestora Municipal da Política Social, resolve efetivar o isolamento social com a população que vive em Situação de Rua, buscando garantir a saúde dessa População implantando o “Abrigo emergencial” no ginásio Poliesportivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof. Júlia Quadros Peinado”, localizado no bairro da Vila Nova (Morro).
Os técnicos da SEMTRAPS com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSB), por meio do Programa do Consultório na Rua, realizaram no dia 30 de março de 2020, onde, foram realizadas as primeiras buscas a essa população, nas áreas já mapeadas (feira, praças e orla), depois um questionário para as informações sobre a família, renda e saúde. A SEMTRAPS estruturou o espaço com colhões, lenções, kit de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova, desodorante, papel higiênico, toalha de banho e outros), material esses entregue aos abrigados.
No abrigo Emergencial, foram abrigados 29 pessoas em situação de rua, sendo 03 mulheres e 26 homens, no Abrigo provisório estão sendo ofertado na área de alimentação (café, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar), material de limpeza para higienização do espaço, atendimento na saúde com a realização de consulta médica e atendimento psicológico, psiquiátricos e de enfermagem, também com apoio de algumas instituições da sociedade que contribuíram com alimentação, cidadão anônimos que realizaram algumas doações, principalmente com itens de vestuário para os nossos abrigados, além do apoio da segurança através da Guarda Civil Municipal no plantão 24 horas.
A SEMTRAPS, por meios de seus técnicos e parceiros disponibiliza aos abrigados, atividades esportivas, lúdicas, orientações de saúde, auxilio espiritual, a construção do projeto Horta verde, cinema, atendimento Psicossocial, buscando fortalecer a identidade e objetivos de cada um.
Com o passar do tempo e nos atendimentos Sociais, realizados por nossos Assistentes Sociais, foi descoberto que muitos desejavam voltar para suas cidades de origem, cidades de Belém, Paragominas, Augusto Corrêa. E outros resolveram sair do Abrigo pelo motivo de terem recebidos o Auxilio Emergencial do Governo Federal e objetivavam em ter um lar (Kitnet), assim buscando uma independência do serviço de Abrigamento.
Sendo 03 homens que receberam o Auxilio Emergencial saíram para buscar um lar alugado, 08 saíram para suas cidades natal, sendo uma mulher e 07 homens, 02 fugiram do abrigo, 04 saíram por motivo próprios, sendo 2 homens e 02 mulheres e voltaram para os espaços onde foram abordados. Saindo um total de 17 abrigados e ficando no serviço do Abrigo emergencial 12 abrigados.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, continua o fortalecimento da Rede Assistencial em atenção à população mais vulnerável e promover uma melhor qualidade de vida as pessoas em situação de rua, que está sofrendo com a crise do novo Coronavírus (COVID-19).

ASCOM/SEMTRAPS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página