INAUGURAÇÃO DA UNIDADE PÚBLICA DE ACOLHIMENTO “ABRIGO DO CAETÉ”. - Prefeitura Municipal de Bragança
INAUGURAÇÃO DA UNIDADE PÚBLICA DE ACOLHIMENTO “ABRIGO DO CAETÉ”.

PREFEITURA DE BRAGANÇA INAUGURA A UNIDADE PÚBLICA DE ACOLHIMENTO “ABRIGO DO CAETÉ” PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTE.

Prefeitura Municipal de Bragança por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTRAPS), inaugurou na manhã desta segunda-feira (25), a Unidade Pública de Acolhimento “Abrigo do Caeté”, destinado ao acolhimento para crianças e adolescentes do município, localizado na Av. Santos Dumont, no bairro da Vila Sinhá (prox. ao Aeroporto Municipal).

A Unidade Pública de Acolhimento, é um serviço da Proteção Social Especial de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o seu principal objetivo, promover o acolhimento de indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral, seguindo as medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e orientações técnicas do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, o atendimento ocorre por determinação do Poder Judiciário.

A nova instalação possui espaços de convivência para o atendimento de 20 crianças, com salas de atividades coletivas, cinco quartos de acolhimento, um quarto de cuidados especiais, um berçário, cozinha, refeitório, varanda multiuso, área de lazer e estacionamento. A equipe de trabalho é multiprofissional, contamos com psicólogos, assistentes sociais, orientadores educacionais, pedagogos e operacionais.

No momento das falas das autoridades, a usuária que já pertenceu ao “Abrigo do Caeté”, Gerssilene Costa Brito, relatou os momentos que foi acolhida na Unidade Pública pelos profissionais e agradeceu a o apoio da Gestão Municipal.

Durante o seu discurso o Prefeito Raimundo Nonato de Oliveira, agradeceu a Deus pelo grande dia, e salientou que o “Abrigo do Caeté”, representa um marco para o município de Bragança na sua Gestão. “Estamos entregando hoje essa casa maravilhosa, as crianças aqui irão se sentir melhor do que em suas casas, porque se foram trazidas para cá, é pelo motivo de terem sofrido algum problema, que a gente possa dar um acolhimento, aconchego e carinho para essas crianças” destacou o Prefeito.

A Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Eliena Ramalho, ressaltou que o novo abrigo dará mais comodidade e respeito, acima de tudo, aos usuários. “ Aqui buscamos resgatar a dignidade de cada criança e adolescente, dando o respeito que eles merecessem e tentando devolvê-las a alegria de viver”, afirmou.

Ao final da Cerimônia, foram entregues placas de agradecimentos as personalidades pelos serviços prestados ao Abrigo do Caeté, pertencente a Secretaria de Assistência Social do município.

Participaram da solenidade o Prefeito Raimundo Nonato de Oliveira, Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde Dr. Mário Ribeiro Júnior, Primeira Dama e Secretária de Trabalho e Promoção Social Eliena Ramalho, Presidente da Câmara Municipal de Bragança Fernando Antônio Santana Reis, Dep. Estadual Victor Dias, Deputada Estadual Renilce Nicodemos, Ex. Deputada Federal Simone Morgado (autora da Emenda Parlamentar, Dep. Federal Hélio Leite, Coordenadora da Unidade Pública “Abrigo do Caeté” Karla Tatiana Gardunho, Secretários Municipais, Vereadores, Coordenadores dos Programas Sociais, funcionários Públicos, Representantes do CMDCA, Conselho Tutelar I e II e convidados em geral.

ASCOM/PMB.