TEMA: “Os caminhos percorridos na construção do currículo bragantino: a participação da gestão na organização do planejamento pedagógico curricular.”

DATA: 27 E 28 DE MARÇO DE 2018

LOCAL: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA/PÓLO UAB

OBJETIVO: APROFUNDAR OS ESTUDOS SOBRE A TEORIA FREIRIANA NA PERSPECTIVA DA SISTEMATIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DE BRAGANÇA-PA

PROGRAMAÇÃO – 1º DIA

DATA: 27/03/2018 – CAMPUSUNIVERSITÁRIO –UFPA

PÚBLICO: DIRETORES, VICES DIRETORES E COORDENADORES.

MANHÃ

08H00: I CIRCUITO DIALÓGICO

1º – Como pensar a Educação Básica em tempos atuais? (Prof. Dr. Francisco Valdinei dos Anjos).

2º – O currículo Crítico e a BNCC (Prfª. Dra. Raquel Amorim e Profª. Dra. Ana Paula Sá).

3º – A participação da Gestão Escolar na construção do planejamento pedagógico curricular da escola Bragantina (Prof. Dr. Francisco Oliveira).

MEDIADORA: Profª. DrA. Degiane da Silva Farias.

TARDE

14h00min: Apresentação Cultural – Peça teatral “Meu pretinho, meu bonequinho querido”.

14h30min: II CIRCUITO DIALÓGICO

1º – “Aproximações e distanciamentos entre Pistrak e FREIRE na construção do currículo” (Prof.ª Dra Joana D’arc Vasconcelos Neves)

2º – “O trabalho coletivo na construção do currículo no processo de construção, acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico Curricular – PPC da Escola” (Prof. Mse, Daniel Corrêa – Mestrando em Educação).

MEDIADOR: Prof. Mse Marcos Renan Freitas.

PROGRAMAÇÃO – 2º DIA

DATA: 28/03/2018 – PÓLO UAB

PÚBLICO: COORDENADORES.

MANHÃ: ESTUDOS DIRIGIDOS POR ETAPAS DE ENSINO

08H00MIN: DINÂMICA

Formação de grupos de Trabalhos por níveis e modalidade de ensino.

  • Grupo 01 – Educação Infantil – Prof.ª Dra. Ana Paula Sá
  • Grupo 02 – Ensino Fundamental – Prof.ª Dra. Raquel Amorim
  • Grupo 03 – Educação de Jovens e adultos – EJA – Prof.ª Dra. Joana D’arc Vasconcelos Neves e Prof. Mse Rogério Andrade Maciel.

1º MOMENTO: DISCUSSÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS FREIRIANOS

  • Princípios Políticos
  • Princípios Axiológico
  • Princípios Gnosiológico
  • Princípios Epistemológico

2º MOMENTO: O ENSINO POR MEIO DOS TEMAS GERADORES EM FREIRE

  • O que é um Tema Gerador?
  • Como se constroem os temas geradores?

TARDE:

14H00min – (RE) PENSANDO A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM FREIRE (PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO – BIMESTRAL/QUINZENAL)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

 

Skip to content