Entidades se reúnem para ordenar a praia de Ajuruteua - Prefeitura Municipal de Bragança

Técnicos da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) reuniram nesta sexta-feira, 10, com a Secretária municipal de Planejamento e representante da Defesa Civil para discutir sobre o ordenamento da praia de Ajuruteua.

A reunião foi para dar início ao trabalho de ordenamento que iniciará pela identificação de todos os levantamentos e projetos que existem sobre a área, para que depois seja traçado um projeto para a execução.

“Não há ordenamento sem participação do município porque o município é o gestor. A intenção é fechar uma cooperação técnica junto com o município, para juntos traçarmos um plano de trabalho, identificando os imóveis em cima dos levantamentos que já existem”, explicou a técnica da SPU Mariza Guterres. “A partir daí, poderemos saber quem poderá permanecer onde está ou quem será remanejado.”

Segundo o representante da Defesa Civil, Ubiranilson Oliveira, a instituição tem interesse que seja feito o ordenamento, tanto que fez a solicitação oficial pedindo o levantamento pelo CPRM.

Ubiranilson reforça, entretanto, a ideia de técnica da SPU, Mariza Guterres, acerca da necessidade de analisar todos os levantamentos existentes sobre a área. “Há muitos levantamentos que serão muito úteis no processo, a começar por um feito pela Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (Semtraps), que faz uma análise muito detalhada sobre a comunidade da praia. É necessário que todos esses levantamentos sejam avaliados”.

A secretária municipal de Planejamento, Marcely Castanho, garantiu o apoio da Prefeitura de Bragança em todo o processo do ordenamento, a começar pela elaboração. Marcely informou que estão sendo mobilizados os diversos atores envolvidos, como o Ministério Público Estadual e Federal, Resex, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, ICMBio, UFPA, IFPA, UFRA, Corpo de Bombeiros e Associação dos Moradores de Ajuruteua, para que participem da próxima reunião. “Essa é uma causa que muito interessa para o município”, finalizou a secretária Marcely.

A próxima reunião sobre o ordenamento da praia de Ajuruteua está marcada para o próximo dia 23.

{gallery}conteudo/artigo/seplan/agosto/17.08.2018/01{/gallery}