ENCONTRO NACIONAL PROMOVIDO PELO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE) - Prefeitura Municipal de Bragança

Bragança sedia encontro nacional promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contando com a participação de representantes de mais de 50 municípios paraenses, para discutir sobre a aplicação dos recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), dias 19 e 20 de agosto, no Auditório Maria Lúcia Medeiros, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar. O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) consiste na transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com manutenção, seguros, licenciamento, impostos e taxas, pneus, câmaras, serviços de mecânica em freio, suspensão, câmbio, motor, elétrica e funilaria, recuperação de assentos, combustível e lubrificantes do veículo ou, no que couber, da embarcação utilizada para o transporte de alunos da educação básica pública residente em área rural. Serve, também, para o pagamento de serviços contratados junto a terceiros para o transporte escolar. “São dois programas de grande relevância para o desenvolvimento da educação pública, por isso, a importância de se discutir acerca da aplicação dos recursos provenientes do PDDE e do PNATE. Ambos representam uma fatia muito significativa para o bom andamento da educação no Brasil”, justificou o secretário municipal de Educação, Alexy de Brito.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, doutor Mário Junior, que participou da abertura do evento, enfatizou a importância do encontro e destacou a dedicação dos educadores em relação à aplicação dos programas. “Queremos dizer a cada representante da Educação que está aqui que ficamos muito sensibilizados com o empenho de vocês, porque o empenho nas situações adversas, difíceis, é o que nos faz superar as dificuldades. Esse Isso nos motiva a buscar, junto com vocês, alternativas para que possamos caminhar no sentido de oferecer mais dignidade aos alunos. Aproveito essa oportunidade para agradecer ao Ministério da Educação, que, inclusive, encaminhou representante para estar aqui, para discutir a situação com os representes dos municípios do Estado”, assinalou doutor Mário Junior.
Quem também participou da abertura do evento e se pronunciou foi o prefeito Raimundo Nonato, que abriu seu discurso agradecendo ao Ministério da Cultura, ao governador Helder Barbalho e a todos os educadores presentes. Para o prefeito, o fato de Bragança estar sediando o evento é uma honra para o município. “Em Bragança, estamos sempre de braços abertos para discutir assuntos relativos ao desenvolvimento do país, especialmente, quando se trata de educação, que é um bem de fundamental importância para todos nós. Parabéns a todos vocês pelo empenho e contem sempre com a gente”, concluiu o prefeito.

{gallery}2019/conteudo/artigo/semed/08/20/01{/gallery}

Fotos: Ivaldo Miranda