É FIRMADO TERMO DE COMPROMISSO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) - Prefeitura Municipal de Bragança

Prefeitura Municipal de Bragança assina termo de compromisso do Programa Saúde na Escola (PSE), em cerimônia realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Francisca de Paula Felipe, na Parada Bom Jesus, durante a manhã de quinta-feira, 29. O investimento visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos alunos das 41 escolas municipais.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além dos pronunciamentos, durante a cerimônia de assinatura, houve apresentação da peça “Eclipse Total”, encenada pelo grupo Ministério de Teatro e Pantomima Art e Vidas, do CRAS Caeté, incremento proporcionado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (Semtraps).
O secretário municipal de Educação, Alexy Brito, falou sobre a importância da aplicação do PSE, investimento aplicado em todas as escolas do município. “Trata-se de um programa muito importante porque inclui desde os ensinamentos de hábitos elementares para se ter uma boa saúde, a exemplo da boa alimentação, até atividades focadas no combate à prevenção ao uso de drogas, que é um dos problemas enfrentados pela sociedade brasileira. O PSE é um programa do Governo Federal que realizamos com muito afinco em nosso município, onde temos obtido excelentes resultados”, avaliou Alexy.
Oficialmente, o PSE funciona a partir do casamento de suas secretarias: a de Educação e a de Saúde. Entretanto, em Bragança, as parcerias se expandem, como explicou o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, doutor Mário Junior. “É verdade que as secretarias de Saúde e Educação está à frente do programa, entretanto, isso não impede que haja colaboração de outras secretarias, como tivemos hoje da Semtraps. Essa marca de cooperação geral e permanente de todas as pastas e um dos traços principais da nossa gestão”.
O prefeito Raimundo Nonato estava radiante na cerimônia, onde foi recebido com muito carinho pela comunidade, a quem cumprimentou um a um com a simpatia que lhe é peculiar, e falou sobre o momento de grande realização que estava vivendo. “Isso não é simplesmente um programa do Governo Federal executado pela Prefeitura Municipal de Bragança. Isso é acima de tudo um programa do bem, um programa de Deus, um programa que veio para beneficiar nossas crianças, que precisam de amor, carinho, educação e muita saúde”, concluiu o gestor.

{gallery}2019/conteudo/artigo/prefeitura/08/29/01{/gallery}

Fotos: Wil Alves