CONSULTÓRIO VIRTUAL E PARTEIRAS DE BRAGANÇA EM CONGRESSO EM BELÉM - Prefeitura Municipal de Bragança

Bragança participa do XXXIV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, de 25 a 27, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, promovido pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que este ano completa 30 anos de atividade, data que será celebrada durante o evento.

Com o tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à saúde, a organização do sistema e o financiamento da política de saúde”, o evento promove o encontro de cerca de cinco mil congressistas, dentre eles gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas do governo, representantes de entidades ligadas à saúde pública e autoridades em geral. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

O congresso conta ainda com a tradicional feira “Brasil, aqui tem SUS”, com estande do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (COSEMS) e parceiros. Bragança teve duas propostas aprovadas que serão apresentadas na feira “Brasil, aqui tem SUS”: “Consultório Virtual na Pérola do Caeté: a vivência da teleassistência no município de Bragança”, que terá como apresentadora a enfermeira Suellen Corrêa; e “Parto Domiciliar no Caeté: o programa das parteiras tradicionais no município de Bragança”, a ser explanada pela enfermeira Bruna Amador.

Hoje, quinta-feira, houve apresentação cultural no Hangar, em que se incluiu a dança da Marujada de Bragança.

“Esse é o resultado de experiências com grande êxito que trouxemos para Belém para que sejam vistas no congresso e que poderão servir de exemplo para aplicação por outros gestores de saúde em vários lugares’, concluiu o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Mário Junior, que participa do evento.