BRAGANÇA AGORA TEM MÉDICO OFTALMOLOGISTA - Prefeitura Municipal de Bragança

Prefeitura Municipal de Bragança inicia de forma inédita atendimento médico em oftalmologista através do Sistema Único de Saúde (SUS), sexta-feira12, na Unidade Básica de Saúde do Taíra. O serviço que tem à frente a Secretaria Municipal de Saúde que garantirá 100 consultas oftalmológicas ao mês. Em breve a UBS Taíra também terá serviço de cardiologia e a intensão da gestão é expandir o serviço oftalmológico para as demais UBS do município.

O prefeito Raimundo Nonato, a primeira-dama Eliena Ramalho e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, doutor Mário Junior, visitaram a UBS do Taíra, para conferir o atendimento e conversar com os pacientes acerca da satisfação deles em relação ao atendimento. As autoridades chegaram no final da consulta em que a aposentada Neusalinda da Silva, 72 anos, estava fazendo com o doutor Igor Parente, oftalmologista que atende na UBS do Taíra. Dona Neusalinda se disse satisfeita com o atendimento e festejou a conquista dos moradores de Bragança. “Foi tudo muito tranquilo, o doutor muito atencioso e tratável. Agora é só ir à ótica pra comprar os óculos. Nem acredito que foi tão fácil”, opinou a aposentada.
O doutor Igor Parente explicou que há uma carência de atendimentos oftalmológicos em Bragança, devido à ausência do serviço através do SUS até então, o que acarretou um grande número de pessoas precisando usar óculos e também de ser submetido à cirurgias, especialmente de catarata e carne crescida. “Neste primeiro momento estamos fazendo a triagem dos pacientes que precisarão passar por cirurgia, para que num segundo momento essas operações possam ser realizadas. Quero parabenizar a Prefeitura de Bragança pela organização plena, o que nos proporciona condições de um bom atendimento”, disse o médico.
Além do serviço de cirurgias oftalmológicas que já está sendo planejado, doutor Mário Junior anunciou mais um investimento que ampliará o atendimento da UBS Taíra. “Em breve, teremos atendimento cardiológico, na UBS Taíra. Além da consulta com o cardiologista, haverá teste ergométrico, mapa, ecocardiograma e eletrocardiograma”, revelou do vice-prefeito e secretário de Saúde.
O prefeito Raimundo Nonato estava muito feliz com o que viu na UBS Taíra e falou sobre a satisfação de promover mais um avanço para a população bragantina. “Eu moro em Bragança há 40 anos e nunca vi a população ter acesso a consultas oftalmológicas através do SUS. Antes todo mundo ficava a dependência das óticas. Graças a Deus essa situação mudou. O mesmo digo em relação à emissão de Carteira de Trabalho, que era outro problema aqui em Bragança. Os moradores daqui tinham que ir a Castanhal, a Belém, para tirar a Carteira de Trabalho. Hoje, garantimos 100 Carteiras de Trabalho por semana, tudo muito organizado, sem filas, sem agonia. É uma questão de ter comprometimento com a população. Quem tem comprometimento, acaba atendendo aos anseios do povo”, concluiu o prefeito.

{gallery}2019/conteudo/artigo/semusb/07/13/01{/gallery}

Fotos: Ivaldo Miranda