Bragança, a Pérola do Caeté, onde o encontro do manguezal com o rio faz desse pedaço da Amazônia atlântica um lugar especial, abriu oficialmente o XXIX Festival Junino, Arraial dos Caetés, na noite desta quinta-feira, (08) na estação cultural Armando Bordallo, centro da cidade.

O prefeito de Bragança, Raimundo de Oliveira, abriu os festejos juninos que este ano, contou com a presença dos Ministros, Marx Beltrão, do turismo e Helder Barbalho, da Integração Nacional, do Senador Jader Barbalho e das deputadas federais Simone Morgado e Elcione Barbalho que anunciaram investimentos para o município.

Na parada em frente da antiga Casa da Cultura e do Palacete Augusto Corrêa (Prefeitura Municipal), o prefeito Raimundo oficializou pedido para as autoridades federais quanto a revitalização dos prédios que compõe o patrimônio arquitetônico do município. De pronto, o senador Jader Barbalho comunicou ao gestor, que já destinou recursos de emenda parlamentar para a devida revitalização do Palacete,“Esta que é uma relíquia arquitetônica e histórica, réplica do palácio de Bragança em Portugal,” disse Jader, que também sinalizou investimentos para a Irmandade da Marujada de São Benedito.

“Minha bandeira é Bragança, e por Bragança serei incansável em pedir melhorias. Estamos para encarar os desafios e recolocar o município em destaque no cenário nacional”, falou o prefeito o prefeito Raimundo.

Bragança figura entre os cinco destinos selecionados para receber ações de promoção e divulgação do Ministério do Turismo. Por meio de edital de chamada pública, a Pasta trabalha na transformação dos festejos juninos em um produto turístico com a cara do Brasil.

Em seu discurso na estação cultural, o ministro Beltrão, do turismo, falou de sua alegria em conhecer de perto o potencial cultural e a gastronomia bragantina, reconhecendo que “Bragança tem a melhor farinha de mandioca do mundo”, e garantiu a visibilidade do festival junino na mídia nacional e empenho na liberação de recursos para o projeto Orla do rio Caeté.

Na ocasião, o ministro Helder Barbalho, assinou autorização de repasses de recursos no valor de R$7.498.310,00 para a implantação do Programa Água Para Todos que beneficiará cerca de 15 mil pessoas de comunidades rurais. “”Além de ser Ministro do Brasil, sou ministro do Pará, e pelo Pará vou investir na melhoria da qualidade de vida da população”, disse Helder.

Acompanhado do prefeito Raimundo de Oliveira, o ministro Beltrão visitou barracas da gastronomia local, Casa do Artesanato Caeteuara, conheceu o preparo da farinha de mandioca e dançou o original xote bragantino junto com os demais membros da comitiva.

A programação cultural segue nesta sexta-feira, com concurso de quadrilhas e bois-bumbá, show na Casa do Xote e no palco principal com o Arraial do Pavulagem, grupo paraense de reconhecimento nacional.

ASCOM – PMB

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

 

Skip to content