BRAGANÇA ABRE SEMANA DE COMBATE AO CÂNCER DE BOCA - Prefeitura Municipal de Bragança

O Dia D, da campanha nacional e municipal de combate ao Câncer de Boca, foi marcado na manhã desta quarta-feira (01), com a abertura da I Semana de Combate ao Câncer de Boca, com uma caminhada dos profissionais da odontologia pela feira livre de Bragança, panfletando e orientando comerciantes e a população em geral quanto a prevenção ao câncer bucal.

Lílian Magalhães, coordenadora de Saúde Bucal, falou dos cuidados para evitar o câncer de boca: Ter uma alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de álcool, evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros, evitar exposição ao sol sem proteção, evitar próteses desajustadas a sua boca, ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes 4 vezes ao dia, de preferência após todas as refeições.

O objetivo é prestar informações sobre a doença e realizar exames gratuitamente, ressaltando sempre que qualquer lesão ou machucado na boca que dure mais de duas semanas deve ser avaliado por um cirurgião dentista. Entre as ações programadas estão exames clínicos com finalidade de diagnóstico; orientações sobre o autoexame e cuidados necessários para a prevenção da doença; agendamento para uma segunda avaliação, caso seja necessário; e encaminhamento para realização de biópsia nos casos suspeitos”, disse Dr. Mário Ribeiro Jr., secretário de saúde.

ASCOM / PMB