O Projeto Bragança 2030, conduzido pelas Secretarias de Planejamento e Saúde, tem por objetivo identificar os principais problemas do município, com base no Barômetro de Sustentabilidade, identificar suas causas e propor ações que resolvam ou atenuem os mesmos.

O Bragança 2030, é um Fórum onde discute-se o desenvolvimento sustentável do município, com participação ampla do governo municipal, demais órgãos públicos existentes em Bragança, e representantes da sociedade. O objetivo é melhorar a qualidade de vida.
Na última quarta feira, dia 11.04.2018, no auditório da SEMTRAPS, em reunião deste grupo, estiveram presentes representantes do SEMTRAPS, SEMED, SEPLAN, SEMAGRI, SEMEP, SEMMA, Defesa Civil, SECULDT, UFPA, SENAI, incluindo três secretários municipais, Marcely Castanho (Planejamento); Danilo Gardunho (Economia e Pesca); e Lauro Cordeiro (Meio Ambiente).
O grupo debateu os resultados encontrados com base na priorização dos principais problemas do município, e definiu um calendário para identificar as principais causas dos problemas encontrados e traçar ações necessárias, de modo a melhorar os indicadores do Barômetro de Sustentabilidade do município, passando da posição “potencialmente sustentável” à posição “intermediária”, através de um Plano de Ação que contemple propostas no Plano Plurianual do Município, e outras, caso seja necessário.
A agenda para a identificação das causas, e proposições de ações, é a seguinte:
• Grupo 1 – Riqueza, comunidade e equidade: Roubo, homicídio, trabalho infantil e extrema pobreza (08/05/18). 
• Grupo 2 – Educação e cultura: evasão escolar no ensino médio e fundamental e IDEB (séries iniciais e séries finais) (15/05/18). 
• Grupo 3 – Saúde e População: mortalidade maternal, gravidez na infância e população com banheiro e água (22/05/18). 
• Grupo 4 – Meio Ambiente: focos de calor, estoque de floresta, e coleta domiciliar de lixo (29/05/18). 
• Seminário Final – Apresentação dos resultados de acordo com os avanços dos grupos (19/06/2018)
A Secretária Marcely Castanho, propôs para o final de setembro a conclusão da etapa de Planejamento, através de um documento contendo a evolução do trabalho da equipe e o Plano de Ação dos quatro grupos, para assim, partir para ações de melhoria dos indicadores priorizados, e na essência, a qualidade de vida do bragantino.
Vale ressaltar o empenho dos participantes na reunião, a objetividade do grupo e a firmeza no sentido de melhorar o bem estar humano e ambiental do município. Todos dentro do espírito.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAGANÇA – Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral 
Unidos Para Fazer o Melhor

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

 

Skip to content