Escuta à Comunidade Escolar/Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Bragança – Pará, Sobre a Retomada das Atividades Educativas e a Reorganização do Calendário Escolar

Queridos profissionais da educação, inicialmente queremos ratificar nosso respeito, admiração e agradecimento pelo trabalho realizado na educação municipal, bem como prestar solidariedade a todos vocês que estão em distanciamento social e vivenciando as consequências/impactos causados pela pandemia do Coronavírus. Desejamos saúde a todos!

Considerando que a reorganização da retomada das atividades educativas e dos calendários escolares deverão ser precedidas de escuta ampla, qualificada e democrática da comunidade escolar. Solicitamos que todos possam responder, de forma fidedigna, a realidade das nossas escolas/estudantes. Tais questões são centrais para o levantamento de informações que subsidiará a tomada de decisão coletiva sobre o tema em questão.

O documento é constituído por quatro dimensões: a) Identificação dos Profissionais da Escola Bragantina. b) Interlocução/interação com famílias e/ou estudantes durante o período de suspensão das aulas presenciais. c) Calendário Escolar. d) Políticas Públicas no Campo da Saúde e Educação em Contextos de Pandemia. Elas fazem parte da temática Central “Escola Bragantina em Tempos de Pandemia” e se materializam no campo das políticas públicas educacionais e da saúde no sentido de atender intervenções e diálogos entre a Secretaria Municipal de Educação e os profissionais da rede municipal.

Dessa forma, o documento tem por objetivo: fomentar a participação popular dos profissionais da rede municipal de Bragança dentre suas percepções sobre o saber/fazer nas escolas bragantinas da Amazônia Paraense, em contextos de pandemia.

Solicitamos que cada professor(a) da rede municipal responda os questionamentos considerando a etapa da educação básica ou modalidade de ensino que atua. De outra forma, os gestores escolares, coordenadores pedagógicos, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços educacionais, secretários escolares e cuidadores devem responder os questionamentos considerando as etapas e as modalidades que a escola atende e a realidade da sua atividade de trabalho.

Este documento ficará disponível para o preenchimento e contribuições do dia 20 de junho de 2020 até o dia 28 de junho de 2020.


Identificação dos Profissionais da Escola Bragantina

Apresentação

Dados Gerais








Professor (a)
Gestor (a)
Coordenador (a) Pedagógico (a)
Auxiliar Administrativo Educacional
Secretário (a) Escolar
Auxiliar de Serviço Educacional
Cuidador


Campo
Cidade



Educação Infantil
Ensino Fundamental – anos iniciais
Ensino Fundamental – anos finais
Educação Escolar Quilombola
Educação Especial
Educação de Jovens e Adultos – EJ


Interlocução/interação com famílias e/ou estudantes durante o período de suspensão das aulas presenciais

1-Você acha que é possível a escola/profissionais fazerem interlocução com famílias e/ou estudantes no período de pandemia, com o propósito de solidariedade, humanização e de orientação relacionadas a situações diversas que estes estão enfrentando no período de confinamento?

Sim


Não

2-Você acha que é possível realizar atividades educativas não presencias de forma remota no período de suspensão das aulas?

Sim


Não

3-Com a realização de atividades educativas não presencias de forma remota no período de suspensão das aulas, você acha que é possível acompanhar, orientar e fazer o registro das atividades para validar como carga horária letiva?

Sim


Não

4-É possível estabelecer a interlocução com as famílias e/ou estudantes no período de suspensão das atividades escolares presenciais com o propósito de manter a interação dos estudantes com a escola e (re)estabelecer minimamente os processos de ensino e aprendizagem, sem contabilização/validação de carga horária?

Sim


Não


Calendário Escolar

5-Considerando o período de suspensão das atividades escolares, quais as alternativas para a reposição das aulas e das horas letivas você acha mais viável?

Aumento da carga horária diária de trabalho presencial.
Inclusão de sábados letivos.
Extensão do calendário escolar 2020.
Acréscimo de carga horária letiva não presencial.


6-Você acha que é possível a materialização de uma proposta do ciclo emergencial de aprendizagem 2020/2021, equivalente a dois anos, com arranjos diversos – não padronizados, para cumprir a carga horária de 1600 horas, priorizando a reposição presencial e a defesa da aprovação de todos os alunos no ano letivo de 2020?

Sim


Não


7-Considerando a reorganização do calendário escolar, você acha que é necessário reordenar os objetivos/conteúdos escolares priorizando alguns e reduzindo outros?

Sim


Não



Retomada das Atividades Escolares Presenciais

8-Quais ações você acha que é necessário garantir, quanto às medidas sanitárias, para a retomada segura e responsável das atividades escolares presenciais?

Equipamentos de segurança individual.
Adoção de fluxos e horários diferenciados das turmas e turnos.
Protocolo sanitário e de medidas de distanciamento social de acordo com a realidade da escola.


9-Considerando a retomada gradual das atividades escolares presenciais, você acha que é possível iniciar com quais etapas e/ou modalidade da educação básica?

Educação Infantil
Ensino Fundamental – anos iniciais
Ensino Fundamental – anos finais
Educação Escolar Quilombola
Educação Especial
Educação de Jovens e Adultos – EJA


10-Considerando a retomada gradual das atividades escolares presenciais, você acha que é possível iniciar com todas as etapas e as modalidades da educação básica a partir do sistema de rodízio?

Sim


Não


11-Considerando a necessidade de assegurar que os estudantes em situação de risco pessoal ou intrafamiliar quanto ao covid-19 não sejam prejudicados no que diz respeito às faltas escolares com o retorno das atividades presenciais, é possível garantir os processos de ensino e aprendizagem de outra forma?

Sim


Não


12-Considerando o longo período de suspensão das atividades escolares presenciais, você acha que é necessário que as escolas/profissionais criem ações de busca ativa dos estudantes para retomada de atividades escolares presenciais?

Sim


Não



Políticas Públicas no Campo da Saúde e Educação em Contextos de Pandemia

13-Que novas práticas culturais/ educacionais devemos adotar com os sujeitos em tempos de pandemia?


14-Que ações pedagógicas, educacionais e administrativas, os profissionais devem desenvolver sobre a higienização dos sujeitos e seus respectivos objetos de consumo no contexto escolar?


15-Para atender as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), devemos evitar as aglomerações de sujeitos nos mais diferentes espaços sociais. Nesse ínterim, aponte caminhos sobre a (re) organização do tempo e espaço escolar para evitar aglomeração desses sujeitos no interior da instituição educativa?


13-Durante o contexto da pandemia algumas escolas efetuaram ações educativas para sua comunidade escolar e/ou pensam em fazer isso ao retornar as aulas. Nessa perspectiva, que ações foram ou serão desenvolvidas no contexto escolar em tempos de pandemia para/ com sua comunidade escolar?


15-Qual a sua percepção sobre políticas públicas entre saúde e educação em tempos de pandemia?