Ajuruteua, é uma pequena vila litorânea localizada a 36 quilômetros da cidade de Bragança, nordeste do estado do Pará.

É composta de uma avenida principal e uma rua transversal, a Rua das Garças, e banhada pelas águas do oceano Atlântico. Seu acesso se dá pela rodovia PA-458 (Bragança-Ajuruteua), da qual pode-se observar durante o percurso sua vegetação de mangue e seus ninhais de garças e guarás, que geralmente se concentram na Ilha do Canela, um local seguro para sua preservação. Um fenômeno natural que também pode-se observar duas vezes ao ano, que ocorre entre dezembro e maio, é o Suatá, no qual os caranguejos saem dos manguesais em direção às margens da rodovia para o acasalamento, o que é alertado pelas placas de sinalização.

Na vila encontram-se cerca de 300 residências, predominando construções rústicas feitas em madeira com cobertura de palha. Entre seus principais recursos naturais estão suas belas praias, mangues, dunas e os abundantes caranguejos e guarás. As principais atividades econômicas da região é a pesca e a extração de caranguejos pela população nativa, onde geralmente são comercializados na vila dos pescadores, uma pequena vila onde residem principalmente pescadores e comerciantes.
Navio naufragado na praia de Ajuruteua.

Na Praia de Ajuruteua, à um quilômetro da vila, encontra-se um antigo navio naufragado, o qual é possível visitar durante a baixa-mar.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuruteua

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Skip to content