Prefeitura Municipal de Bragança Últimas Notícias BRAGANÇA DESENVOLVERÁ PROGRAMA DE COMBATE AO CÂNCER INFANTOJUVENIL

BRAGANÇA DESENVOLVERÁ PROGRAMA DE COMBATE AO CÂNCER INFANTOJUVENIL

• Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 08h19
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 08h19
imagem sem descrição.

Bragança foi escolhida para representar o Pará em mais uma edição do Programa Diagnóstico Precoce, do Instituto Ronald McDonald.

Pertencente ao 4º Centro Regional de Saúde, Bragança foi contemplada devido o alto número de atendimentos de crianças e adolescentes da região nos hospitais do município.
O município possui 35 equipes de Estratégia Saúde da Família, compostas de profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais de nível técnico e auxiliar. Ao todo são 478 profissionais da Atenção Básica e mais quatro médicos pediátricos atuantes nas Unidades Básicas de Saúde, totalizando 482 participantes previstos. A capacitação no município está prevista para iniciar no mês de dezembro na Unidade de Saúde da Família Taira.

O Diagnóstico Precoce tem como objetivo diminuir o tempo entre a identificação dos primeiros sintomas e o diagnóstico final do câncer, possibilitando o tratamento precoce de crianças e adolescentes, muitas vezes iniciado já em fase avançada da doença.

Estimular a estruturação da rede de atenção oncológica através de análise da situação local e da articulação com o gestor do SUS também faz parte dos objetivos do Programa.

ASCOM / PMB
(Com informações da assessoria)