Prefeitura Municipal de Bragança Últimas Notícias TÉCNICO DA SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL FAZ VISTORIA NA PRAIA DE AJURUTEUA

• Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 16h43
  • Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 16h43
imagem sem descrição.

Na manhã desta segunda-feira, 02 de outubro, Bragança recebeu a visita do engenheiro civil, Alexandre Alves Rocha, do Departamento de Preparo e Prevenção da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional.

O engenheiro foi recebido pelo prefeito Raimundo de Oliveira e pelos secretários de infraestrutura, engenheiro Carlos Lobo, Marcely Castanho, do Planejamento, Alcides Oliveira, da Administração e Tatyana Rodrigues, de Finanças, Ubiranilson Oliveira, coordenador Municipal da Defesa Civil e pelos vereadores Charlão e Bruno Lima.

Alexandre Rocha, chegou ao município com o objetivo de identificar in loco os estragos causados pela forte erosão marinha que avança a cada ano e instruir a parte técnica para a conclusão do projeto de construção de muro de contenção.

O Projeto prevê a construção de um enrocamento, muro de contenção ao longo de 1.800 metros de extensão na orla da praia e está orçado em cerca de 15 milhões de Reais. O enrocamento é um dispositivo amortecedor formado por estrutura executada em pedra, destinado à proteção de taludes e canais, contra efeitos erosivos ou solapamentos, causados pelos fluxos de água.

Em Ajuruteua, a equipe técnica foi acompanhada por Emanuel Sousa, presidente da Associação dos Moradores da praia que mostrou os estragos provocados pelas altas marés de março em propriedades residenciais e comerciais na orla da praia, motivo pelo qual a Prefeitura decretou situação de emergência.

Segundo o engenheiro Carlos Lobo, secretário de Infraestrutura de Bragança, foi de grande valia a visita do técnico do Ministério da Integração Nacional em Ajuruteua junto com a equipe técnica da Prefeitura para uma avaliação da viabilidade econômica e financeira do empreendimento de grande porte.

“É um projeto estrutural complexo, que demanda muita técnica que vai construir um muro em concreto armado anexado a um enrocamento em blocos de rocha, densas e duráveis, isentos de fissuras, veios e outras imperfeições que possam ocasionar a deterioração do material por causas naturais, além de calçamento e guarda-corpo”, disse.

“A partir dessa visita técnica, vamos aguardar o parecer favorável e consequentemente a liberação do recurso pelo Ministério da Integração Nacional para a construção do muro de contenção na orla de nossa querida praia de Ajuruteua”, enfatizou o prefeito Raimundo.

ASCOM/PMB