Ir direto para menu de acessibilidade.
Prefeitura Municipal de Bragança Últimas Notícias TÉCNICO DA SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL FAZ VISTORIA NA PRAIA DE AJURUTEUA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

TÉCNICO DA SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL FAZ VISTORIA NA PRAIA DE AJURUTEUA

  • Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 16h43
  • Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 16h43
imagem sem descrição.

Na manhã desta segunda-feira, 02 de outubro, Bragança recebeu a visita do engenheiro civil, Alexandre Alves Rocha, do Departamento de Preparo e Prevenção da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional.

O engenheiro foi recebido pelo prefeito Raimundo de Oliveira e pelos secretários de infraestrutura, engenheiro Carlos Lobo, Marcely Castanho, do Planejamento, Alcides Oliveira, da Administração e Tatyana Rodrigues, de Finanças, Ubiranilson Oliveira, coordenador Municipal da Defesa Civil e pelos vereadores Charlão e Bruno Lima.

Alexandre Rocha, chegou ao município com o objetivo de identificar in loco os estragos causados pela forte erosão marinha que avança a cada ano e instruir a parte técnica para a conclusão do projeto de construção de muro de contenção.

O Projeto prevê a construção de um enrocamento, muro de contenção ao longo de 1.800 metros de extensão na orla da praia e está orçado em cerca de 15 milhões de Reais. O enrocamento é um dispositivo amortecedor formado por estrutura executada em pedra, destinado à proteção de taludes e canais, contra efeitos erosivos ou solapamentos, causados pelos fluxos de água.

Em Ajuruteua, a equipe técnica foi acompanhada por Emanuel Sousa, presidente da Associação dos Moradores da praia que mostrou os estragos provocados pelas altas marés de março em propriedades residenciais e comerciais na orla da praia, motivo pelo qual a Prefeitura decretou situação de emergência.

Segundo o engenheiro Carlos Lobo, secretário de Infraestrutura de Bragança, foi de grande valia a visita do técnico do Ministério da Integração Nacional em Ajuruteua junto com a equipe técnica da Prefeitura para uma avaliação da viabilidade econômica e financeira do empreendimento de grande porte.

“É um projeto estrutural complexo, que demanda muita técnica que vai construir um muro em concreto armado anexado a um enrocamento em blocos de rocha, densas e duráveis, isentos de fissuras, veios e outras imperfeições que possam ocasionar a deterioração do material por causas naturais, além de calçamento e guarda-corpo”, disse.

“A partir dessa visita técnica, vamos aguardar o parecer favorável e consequentemente a liberação do recurso pelo Ministério da Integração Nacional para a construção do muro de contenção na orla de nossa querida praia de Ajuruteua”, enfatizou o prefeito Raimundo.

ASCOM/PMB

registrado em:
Fim do conteúdo da página